Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2008

A morte do Aurélio

Eu sempre tive uma preocupação de escrever bem porque eu escrevo muito (é... nem tanto no blog!). Confesso que vez em quando eu cometo uma gafe ou outra no português; às vezes me aparecem algumas dúvidas até simples, mas com alguns instantes de esforço dá pra relembrar (essas cervejas estão acabando com os meus neurônios). Mas, atualmente, eu tenho percebido um negócio fora de série: as pessoas estão escrevendo cada vez pior.
Erros basais mesmos(como diria a minha amiga Elvira): pessoas que confundem "eles estão" com "eles estam"; "sorrizo" com "z"; "cincero" com "c"; "caza" com "z"; "concerteza" junto. Me dá uma angústia só de ver esse tipo de coisa. Eu chego a ter vergonha de dizer que a pessoa cometeu um erro desses, mas alguém tem que falar. Eu sei que concordância também é foda, de vez em quando eu tropeço, mas tem aquele tipo de gente que quer escrever bonitinho e faz a maior cagada: "fui eu quem tirei as fotos". Porra, ou escreve "fui eu que tirei" ou "fui eu quem tirou". E crase que, eu não sei por qual motivo, a galera não sabe usar: "fui à cavalo", puta-que-pariu, errar crase com substantivo feminino tudo bem, mas com masculino é de lascar.
E a galera que quer escrever em inglês e não sabe. Realmente eu concordo que as pessoas tenham que, no Brasil, falar bem o português, mas isse é engraçado: "bay", "beiby". Lá no Camarão dos Golfinhos, no Mucuripe, tem um cardápio pra gringo, é bizarro: batata frita o cara colocou "potato fries"; baião-de-dois tinha "rice and breans" (e com aquele "r" no meio mesmo); bolinha de peixe é "ball of fish". E quase eu morro de rir quando um menino colocou na legenda de uma foto dele com a namorada: "forever and never". Tá bom que na música dá uma cacofonia na hora que canta "forever and ever", mas vamos usar o bom senso: "pra sempre e nunca" fica muito estranho.
As pessoas não estudam mais como no tempo dos meus irmãos. Hoje em dia tem opção demais: shoppings demais, multiplex, parquinhos; pros maiores, festas, shows, internet. Quem é o menino de hoje que quando está nas férias escolhe um livro bacana pra ler? Eu fazia isso. E a porcaria do msn deixa as pessoas cada vez mais burras. Confesso que aderi ao "vc", ao "rs" e ao "bjo", mas é só. Às vezes eu acho que sou a única pessoa que escrevo "também", ao invés de "tb"; "tudo", ao invés de "td". O pessoal ainda reclama comigo porque eu escrevo palavras inteiras, vírgulas e acentos e acabo demorando um pouco mais nas respostas. É porque eu, realmente, tenho as minhas dúvidas se as pessoas sabem escrever da forma correta. Se o cara diz que eu sou "xata" eu coloco imediatamente que "chato" é ele. Sei lá, eu penso que de tanto a pessoa repetir "xato", "xato", "xato" ela vai acabar achando que se escreve "xato" mesmo e depois ensina pro filho que é "xato". Aí vai ficar chato!
Ler é tudo! Mas vamos parar de ler só os recados dos orkuts dos outros porque é isso que emburrece cada vez mais. Tem tanta coisa legal, sem ser aquela coisa que alguns acham sacal de ler livro; que fique bem claro que adoro ler livros, mas tem também revistas, poesias, bogs interessantes de pessoas que sabem escrever bem, vale até legenda de filme. Sempre dá pra ressuscitar o Aurélio!

Nenhum comentário: