Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Um vestido curto...

Tenho o hábito de todas as noites dar uma olhada nas notícias da internet, checar e-mail, orkut, twitter, etc... Na semana passada vi um notícia que me deixou atônita, mas que não tive como comentar até agora porque estava naquela correria de estudos e tal.

Pois bem, tinha chegado em casa vi a notícia “Aluna com roupa curta causa tumulto em Universidade e vídeo cai na web”. Resolvi ler a notícia e acessei o link do vídeo. Vi uma cena de terror com centenas de pessoas xingando e prestes a lincharem a menina que teve de ser escoltada pela polícia. Logo depois de ver isso, passou um comentário do Boris Casoy no jornal a respeito do assunto.

Venho de uma cidade provinciana e machista, estudei em uma Universidade estadual pública e, até onde eu vi e vivi de um meio acadêmico, é o ambiente mais democrático do mundo. Não consigo imaginar que não o seja assim em outras cidades.

Tudo bem que existe de fato uma certa adequação da roupa que você veste ao ambiente que você está. Mas, desde que o mundo é mundo, cada um se veste da forma que bem entende e pronto. Minha roupa de guerra pra aula sempre foi minissaia e blusa decotada. Não que eu quisesse chamar atenção de alguém, é simplesmente porque eu gostava de me vestir assim. Quando comecei a ter meu próprio dinheiro e comprar minhas próprias roupas elas passaram, em boa parte, a ser nesse estilo porque eram assim que eu achava legal.

Tem pessoas mais exageradas, lógico, mas não só uma: você sai por aí esbarrando com pessoas vestidas mais sensualmente o tempo todo. Não consigo entender por que esse moralismo todo, chega a ser ridículo. Já vi, e ja usei, vestidos mais curtos que aquele.

Eu fico pensando que tipo de gente faz aquilo que fizeram com a menina: xingar, tumultuar, querer agredir fisicamente, agredir moralmente. Acredito que são as mesmas pessoas que acham que devem agredir homossexuais; que dão apelidos pejorativos aos negros; que tratam mal o caixa do supermercado porque ‘está comprando’ e têm direito a ter razão em tudo; que matam índios; espancam mulheres.

A dignidade da pessoa humana faz parte de um dos primeiros artigos da Constituição, seja ela do jeito que for, vista ela o que quiser. Aquela animalidade daquelas pessoas (universitárias) refletem desanimadoramente o futuro de alguns jovens de hoje.

Pára o mundo que eu quero descer!

Nenhum comentário: