Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Metrofor

Aceito perfeitamente que, para que haja alguma algum progresso, temos que descartar o que é inútil. Porém, isso tem de ter um mínimo de organização. A pu... que virou esse Metrofor não tem limites. Pra piorar, o pessoal deu uma enlouquecida básica ultimamente pra mostrar trabalho, já que Fortaleza será uma das subsedes da copa de 2014, e tão quebrando tudo.
.
Logo que iniciaram as obras do Metrofor em 2000, foi comunicado que a minha rua seria afetada e os moradores que há 20 ou 30 anos que residiam por aqui teriam que se mudar e pronto. Passou anos e anos de briga na justiça e, em 2007, os meus vizinhos da frente começaram a "ceder" lugar a um viaduto. De alguma forma estávamos despreocupados porque a minha casa não seria afetada, ledo engano. Poeira demais, algumas rachaduras pela casa, barulho, foram só o aperitivo. Isso sem falar que, pela falta de vizinhos, a minha rua se tornou perigosa, esquisita, escura.
.
Este ano, quando comecei a trabalhar em Pajuçara, comecei a ver melhor a falta de planejamento e a falta de preocupação com o dinheiro público. Na estação de lá, construíram uma rampa de concreto, de uns 30 a 40 metros, simplesmente para passar de um lado para o outro. Um pouquinho mais à frente, na estação de Alto Alegre construíram uns túneis umas escadarias e outro monte de coisa sem noção. O problema é que essas obras datam de 2002, além de não ter mais ninguém trabalhando por lá pra gente começar a entender o que está sendo feito, já está tudo sucateado. Dá pra imaginar uma coisa que nem terminou de ser feita e completamente desgastada e velha?
.
Não para por aí! Em junho resolveram que o trem só funcionaria até a estação da Parangaba, o que foi outro balde de água fria pra quem mora em Maracanaú e tem que vir para o centro. Quem é daqui de Fortaleza não tem muita noção, mas é muita gente. Houve um projeto de ter um transporte que levasse o pessoal da estação da Parangaba ao centro num ônibus exclusivo, mas alguém disse que seria inviável porque pioraria o trânsito de Fortaleza. Mas não é inviável para um trabalhador desembolsar mais dinheiro e ter que pegar um ônibus superlotado. Não dá para entender.
.
E tem mais! No último dia 21 uma equipe do Metrofor veio de casa em casa dizer que a estação aqui do lado seria demolida (a estação que utilizo para ir trabalhar) dentro de 3 dias. Tudo isso sem maiores esclarecimentos do por quê, quem decidiu isso, por quanto tempo e, principalmente, se construiriam outra estação. Além de mim, pegou desprevenida um monte de gente que não contava que teria de desembolsar 400% a mais em uma passagem em pleno fim de mês porque foi comunicado de uma hora para outra.
.
Mermão eu fiquei muito revoltada. No primeiro dia que tive que voltar de ônibus eu tava mais antipática que o normal, brigando, reclamando e completamente irritada porque o motorista ficava fazendo hora conversando e procurando um cd pra tocar. Imaginei logo que ele ia colocar algo do tipo: "já estou com a fama de ser raparigueiro", e coloquei logo o meu mp3 no máximo. Depois comecei a ouvir uma música familiar, e não e que era 'Smoke on the water'. Pensei que naquele momento Deus (ou Alá, ou Alce) olhou pra mim, uma pobre professorinha que ainda acredita na educação. Quando acabou a música ele tirou o cd e colocou outro e eu pensei que tava bom demais pra ser verdade e ele ia colocar o Vítor e Léo (ou uma dessas duplas idiotas); e o cara colocou o acústico da Adriana Calcanhoto. Uma lágrima quase desceu pelo meu rosto.
.
Esse dia foi salvo aos 45 do 2º tempo. Mas virão os outros...
.
Ahh, e a estação aqui do lado de casa está sendo posta abaixo. Resolveram começar derrubando todas as árvores. Sacanagem, né?

Nenhum comentário: