Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Clarice,


No começo do ano ia a um aniversário e resolvi dar um livro de presente. Para me ajudar na escolha pedi pro meu assessor de tudo, o meu irmão Alexandre, me ajudar. Foi nesse dia que ele me mostrou “Clarice,” uma biografia da Clarice Lispector.
.
Não fosse apenas pelo fato de a biografia ser da fascinante Clarice Lispector, ainda estava sendo lançado pela Cosac Naify que tem edições belíssimas e ainda tinha a questão de o autor ser um americano que aprendeu português para ler Clarice em sua língua original.
.
Quem acompanha este blog há mais tempo viu que eu fiz uma campanha ferrenha para ganhar este livro de aniversário, e deu certo! Depois de tanto falar nele, Dayane e Luís me deram de presente de aniversário. Hehehe
.
O livro é espetacular! Fala sutilmente na questão da tradição judaica que permaneceu com Clarice (mesmo ela tendo abandonado esta crença) como nenhuma outra biografia tratou; a vida dela está sempre sendo contextualizada com o que acontecia no Brasil e no mundo. Em algumas vezes é bem forte, como quando é relatado o que a mãe de Clarice sofreu na Ucrânia; ao mesmo tempo é belo ao mostrar que, apesar da pobreza, o pai queria que as 3 filhas estudassem piano. Separei um trecho do livro para escrever aqui no blog que eu acho muito parecido comigo, mas acabava esquecendo, vou tentar postar logo.
.
Enfim, há mais de 1 mês meu irmão soube que o Benjamin Moser (autor do livro) estaria na Livraria Cultura para falar sobre o livro e autografá-lo e prontamente me programei de ir com o Xandi. O dia foi hoje e eu não estava num bom dia: tive alguns problemas pela manhã e à tarde estava com uma enxaqueca horrível. Acabei pedindo pro Alexandre ir só. Acabou sendo melhor assim, meu humor estava péssimo e pude fazer outras coisas que tinha de fazer em casa.
.
Meu irmão é muito massa mesmo! Ele voltou com o melhor autógrafo que eu poderia receber! Está escrito: “Para Amanda, Espero que sua dor de cabeça logo melhore! Com o abraço do ... (garrancho de assinatura) Fortaleza, 17.11.2010”.
.
Olha só:

.
Valeu mesmo Xandi, muito obrigada! To muito feliz!

Um comentário:

Unknown disse...

Eu me divirto pensando que Amanda não me devolveria a gentileza, já que me oponho que se marque, grife ou escreva em qualquer um dos meus livros. :)