Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira

Estou a procura de uma companhia pra ir assistir comigo "Ensaio sobre a cegueira" do Fernando Meireles. O filme é baseado na obra homônima de José Saramago, não preciso nem dizer que o livro é um espetáculo. Li o livro no ano passado nas minhas idas à biblioteca; depois de estudar as obrigatoriedades, tirava um tempo pra ler o livro. Devo confessar que eu demorei mais de 1 mês para completar a leitura...
.
Esse livro não foi ninguém que me indicou, peguei aleatóriamente, mas fiquei muito impressionada com a profundidade da trama. Tinha ouvido falar do "O evangelho segundo Jesus Cristo" mas não tive muito o interesse de lê-lo. Já no ESAC tudo chamou atenção: o fato de os personagens não ter nomes (eu que já estava tão acostumada com os nomes russos do Dostoiévski); e o próprio caráter psicológico que envolve um país inteiro que de uma hora pra outra é acometido pela "cegueira branca"; a forma instintiva de sobrevivência; a parte moral de perceber as pessoas, já que não se pode enxergá-las. O livro é uma porrada!!!! A Dayane me falou sobre um outro livro do Saramago que ela me contou o enredo que eu tô me coçando pra ler "Intermitências da Morte". Ela disse que ia "arranjar" pra mim, tomara que consiga!!
.
Me disseram que o filme não traz muito daquela coisa chocante e bem detalhada que há o livro. Falaram, principalmente, que as salas da quarentena são bem mais brandas. Quem leu o livro sabe que eles eram tratados como porcos mesmo. Vocês podem discordar absolutamente de mim, mas na minha opinião isso é até válido. Quem quiser ver coisa nojenta vá assistir "Jogos Mortais"!
.
.
MUDANDO DE ASUNTO
.
Cara, ninguém (a não ser Dayane, Elvira e eu) tem noção do trabalho que foi reunir 50 pessoas pra fazer a nossa placa. Mas a gente conseguiu! Até dezembro nós ainda temos muito trabalho pela frente, mas a gente vai dar conta de tudo!!
A única coisa chata foi nós 3 estávamos numa correria tão grande que não tivemos tempo de tirar foto com o resto do pessoal. Tava olhando o orkut dos outros e tem umas 30, 40 fotos; no meu tem só 9... Mas valeu a pena!!

Nenhum comentário: