Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2009

Minha Preguiça. Ops: Minha Procrastinação!

O meu maior problema, disparado, é a minha Procrastinação. Ainda vou estudar um pouco mais sobre isso, mas numa conversa aleatória com um amigo que manja tudo sobre problemas psicológicos o que eu tenho é uma necessidade de burlar a mim mesma e criar prioridades para as minhas prioridades. Cara, sei que isso de ficar me consultando em botequim é feio, sem falar que não soa nada sério, mas achei algumas coisas interessantes.

Sendo nenhum pouco técnica e, quem sabe até um pouco equivocada, a Procrastinação é o ato de ir deixando as coisas pra depois porque, na nossa cabeça, temos que fazer uma série de coisas antes que são “essenciais”. Tipo: vou estudar, mas para isso tenho que esperar um horário mais tranqüilo; se estou num horário mais tranqüilo tenho que me certificar que estou com todo o material necessário para poder estudar; se estou com o material tenho que fazer um lanche pra que eu não sinta fome na hora de estudar; se fiz um lanche, tenho que ir no banheiro pra que não sinta vontade na hora de estudar... Aí passa-se o tempo e não se faz nada.

No dia em questão, meu amigo me falou um monte de coisa interessante que agora já não lembro bem. Mas lembro que isso acaba gerando um sentimento de culpa. E é verdade: vivo com um monte de coisas pra fazer, só consigo concluir algo com muito sacrifício ou muita pressão e isso dá um mal estar terrível. Tentando me cutucar um pouco, ele disse que Schopenhauer explica: é que vamos adiando as coisas para não sofrermos. Não entendi muito bem porque se adiamos coisas que temos que realizar acaba gerando um estresse, uma pressão e o sofrimento se torna maior; seria muito melhor que nós concluíssemos tudo o quanto antes. Mas ele rebateu dizendo que se temos de realizar algo que não nos traz prazer nos é sofrível e passa-se a criar prioridades em outras coisas mais agradáveis.

Essa semana estava eu com umas coisas pra fazer, mas decidi que ia ler o livro que eu ganhei. Impressionante que, mesmo realizando uma atividade que me rendesse mais prazer, ainda levei 4 dias pra terminar de ler o livro, o que eu faria em 2 dias. Na hora de ler em me lembrava que a leitura me dá um sooooono, e ia tirar um cochilo (coisa pouca, umas 2 horas) pra recomeçar a ler.

Bom, a minha mãe também chama isso de preguiça, e olha que ela nem tem PhD! Quanto ao livro, não sei se é porque eu to meio down e achando que o mundo inteiro é um grandioso nonsense, não entendi porranenhuma!

Nenhum comentário: